quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A primeira sopa 3 em 1!

Já há muito que ouvia falar nas sopas 3 em 1 que se faziam na Bimby. Desde então nunca perdi de vista um artigo que saiu numa revista Bimby há alguns anos atrás ("3 sopas num só passo... o melhor para as suas crianças).

A ideia destas sopas é fazer a sopa base no copo e ao mesmo tempo cozinhar carne e peixe na Varoma, embrulhado em papel de alumínio* para que os sabores não se misturem. No final trituramos a base, retiramos do copo e então coloca-se de cada vez a carne e peixe com um pouco de sopa, trituramos novamente e assim se conseguem 3 sopas (2 carnes diferentes e 1 peixe por exemplo).

Mas à boa maneira cá de casa, decidi improvisar e "complicar"! O resultado são 3 sopas diferentes, mas onde a base de legumes também é por si, diferente... Dá algum trabalho, mas daria mais se tivéssemos que fazer as 3 sopas em separado, e muito mais trabalho se não tivesse uma Bimby! Se eu já não vivia sem ela, agora dou ainda muito mais valor!!

Ingredientes:
240g curgete
120g cenoura
140g batata doce comum
70g cebola
10g coentros
300g água
azeite q.b

Varoma:
1 medalhão de pescada do cabo + 60g alho francês
2 lombinhos de coelho + 120g feijão verde
1 bife de frango +  150g brócolos

Colocam-se no copo os legumes lavados e descascados, cortados em pedaços pequenos e adiciona-se a água. (Prefiro cozinhar com pouca água e no final adicionar mais para obter a consistência preferida da Matilde).

Na Varoma colocamos os embrulhos conforme indiquei em cima, colocando o embrulho do frango no tabuleiro da Varoma e tendo o cuidado de deixar algum espaço no centro da Varoma, entre os embrulhos, para que o vapor circule melhor.

 Coelho e peixe na Varoma

Frango no tabuleiro


Programa-se 30 min / temp Varoma/ vel 1.

No final da cozedura retira-se a Varoma e tritura-se a sopa do copo: 1 min/ vel 3, 5, 7. Reserva-se.

Agora por partes, vou explicar o que fiz:
- retirei a sopa para um recipiente e pesei = 915g
- pesei a quantidade de cada carne e peixe para fazer a distribuição da base pelos mesmos
- separei da seguinte forma:

915g base de legumes:
350g para adicionar ao frango - 5 doses x 150g
300g para adicionar ao coelho - 3 doses x 180g

260g para adicionar ao peixe - 3 doses x 150g

Triturei novamente estas quantidades de base com a carne e peixe, por esta ordem, deixando o peixe para o fim para não dar sabor à sopa de carne e no final acrescentei mais água para obter uma consistência mais líquida.
Por fim dividi e adicionei 1 c. de café de azeite a cada dose.

O que obtive:
Frango - 5 doses x 150g
Coelho - 3 doses x 180g
Peixe - 3 doses x 150g



É importante fazer estas medições para que, tal como expliquei anteriormente neste post, as doses diárias recomendadas de proteína animal não sejam excedidas. Neste caso cada dose contém cerca de 30g de carne ou peixe.

Caso o seu bebé coma 2 sopas por dia, a quantidade de carne e peixe que se utiliza deve ser metade da indicada, para que cada dose contenha cerca de 15g de fonte de proteína animal.

* o uso de papel de alumínio gera algum controvérsia, mas pode ser substituído por papel vegetal ou sacos plásticos próprios para cozer a vapor. Mas a vantagem é poder isolar os sabores e conservar o suco das carnes dentro do embrulho. Para uma correta utilização, os alimentos devem estar em contacto com a parte mais brilhante.

quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Purés de fruta III

Durante a gravidez comprei mamão pela primeira vez. Só conhecia a papaia, mas ao passar no corredor das frutas vi aquela metade de mamão à venda e tive uma vontade imediata de o comer! Coisas de grávida...
Agora o mamão virou puré de fruta e tenho a certeza que a Matilde vai gostar!

Receita 1 - Ingredientes:
1 pêssego
4 alperces
meio mamão
1 banana
100g água


Mamão

Receita 2 - Ingredientes:
1 manga
2 pêras
2 maçãs
100g água

Lavar, descascar e cortar as frutas em pedaços e colocar no copo da Bimby, juntamente com 100g de água.
Se triturarmos uns 5 segundos na velocidade 5, a cozedura é mais rápida. Podemos programar então 18 min / temp Varoma (ou 120º C na Bimby 5) / velocidade colher.
No final da cozedura triturar (1 min/ vel 3, 5, 7)  e dividir por boiões.


Acho que as combinações que levam maçã são muito apreciadas pela Matilde, e este é quase daqueles purés básicos! Tive a ideia de pesar o total dos boiões na receita 2 e rendeu aproximadamente 700g, que dividi por 7 boiões com 100g cada. Assim já fica uma ideia das doses que podem fazer ;)

terça-feira, 25 de agosto de 2015

Informação importante!

Antes de criar este blogue tive várias dúvidas se deveria ou não fazê-lo. Por um lado estava tão animada de começar a fazer sopas na Bimby para a minha bebé... por outro sabia que era uma responsabilidade muito grande estar a publicar estas receitas!

Hoje recebi alguns conselhos da S., que além dos conhecimentos que tem como médica, também é mãe da pequena L. e utiliza a Bimby para fazer as suas sopas e papas.

Por isso deixo o alerta: em 1ª instância sigam sempre as indicações do pediatra do vosso filho. Só então usem as receitas deste blogue e, se necessário adaptem-nas às indicações que têm.

Por exemplo, um puré de fruta que tem laranja, não deve ser dado se o pediatra do vosso filho não tiver dado indicação de que já pode consumir.

Outra atenção que devemos ter é a quantidade diária de carne, peixe ou ovo que oferecemos. Convém pesar no final da sua cozedura e distribuir pelas doses de sopa por forma a não ultrapassar as 15-20g por sopa, sendo o limite máximo diário recomendado de 25-30g de carne, peixe ou ovo.

No caso da Matilde, como ainda só come uma dose de sopa por dia, coloco as 30g numa sopa única. Ao comer duas sopas deverei repartir as quantidades. Isto deve-se ao facto da proteína que estamos a fornecer, que caso esteja em excesso vai sobrecarregar os rins dos bebés.

Para mais informações fidedignas, devemos sempre consultar a Acta Pediátrica Portuguesa, de onde retirei as seguintes informações:

Carne: "(...) devem ser preferidas as carnes de aves (frango, peru e avestruz) ou de coelho."
Peixe: "(...) A introdução do peixe deverá iniciar-se depois do 6º mês, com a oferta inicialmente de peixes magros tais como pescada, linguado, solha ou faneca. O salmão, devido ao seu elevado teor de gordura, poderá condicionar intolerância digestiva pelo que deverá ser mais tardiamente introduzido (depois dos 10 meses) e em pequenas porções (não mais de 15g em cada dose)."
Ovo: "Pode introduzir-se a gema a partir do 9º mês, de uma forma progressiva e lenta (1/2 gema /refeição/ semana durante 2-3 semanas seguida de 1 gema refeição semana 2-3 semanas). Deverá ser consumida apenas até 1 gema de cada vez e não deve ser excedido o número de 2-3 gemas por semana. Não esquecer que a utilização de gema numa refeição obriga à ausência de oferta de qualquer outra fonte de proteína animal (carne ou peixe), mesmo na fase inicial de introdução. (...) a clara poderá ser introduzida a partir dos 11 meses, devendo ser protelada a sua introdução para os 24 meses caso haja história individual de atopia."
Sal: "O sal é um aditivo alimentar pelo que não é recomendada a sua inclusão nos preparados culinários durante o primeiro ano de vida, assumindo-se que o sódio intrínseco dos alimentos é suficiente e respeita a maturação renal progressiva nesta fase da vida."

E não esquecer... da água! "Deverá ser oferecida água ao lactente, várias vezes dia. Está formalmente contra-indicado o uso de outras bebidas (chá ou sumos)."

quarta-feira, 12 de agosto de 2015

Introdução do peixe

Pelo que tenho lido, não são só as carnes brancas que devem ser introduzidas primeiro. O peixe segue a mesma regra e por isso deve ser oferecidos preferivelmente o branco (ex: linguado, pescada, dourada), e depois o azul, tendo o cuidado de retirar as espinhas.

A partir de agora já me avisaram que as fraldas passam a ter um conteúdo mais "crítico" :D

Optei pela pescada ultracongelada para a primeira sopa de peixe.

Ingredientes

150g abóbora
150g alho francês
130g curgete
2 dentes de alho
110g batata (3 de tamanho pequeno)
2 medalhões de pescada do cabo
300g água

Colocar os legumes e a água no copo, os medalhões de pescada na Varoma e programar 25 min/ temp Varoma/ velocidade colher.

No final da cozedura adiciona-se o peixe aos legumes e tritura-se a sopa durante 1 min : 30seg/ vel 3, aumentando progressivamente para a velocidade 5 e 7.
Adicionar mais água e envolver ate obter a consistência desejada.
Por fim, adicionar 1 c. de café de azeite a cada dose, ou se preferir adicione apenas no momento de servir.


Daqui para a frente já posso fazer as famosas sopas 3 em 1 da Bimby para bebés! 3 sopas diferentes de uma só vez :D

As frutas e a sua casca

Se comemos as maçãs com casca, porque não darmos aos nossos bebés?
De facto, bem lavada, depois de cozinhada não se nota no puré e assim estamos a dar mais vitaminas e fibras (!) aos bebés!

Ingredientes
2 pêssegos
1 manga
2 maçãs

200g água


Como referi aqui, os purés de fruta para ficarem bem apurados devem cozinhar em temperatura ou a 120º (na Bimby 5). Desta vez, como também era uma quantidade maior, cozinhei 18 minutos/120º/vel 1. No final triturei progressivamente nas velocidades 3-5-7, durante 1 minuto.

Introdução do coelho

A carne de coelho gera sempre controvérsia, quer seja entre adultos ou entre cozinhados para bebés. Ou se gosta ou se detesta, e se os pais não comem, normalmente não dão aos filhos... como cá por casa comemos, decidi experimentar.

Quando fiz esta sopa não me lembrei que íamos passar o fim de semana fora e que por isso não seria a melhor altura para novas experiências! Tive a sorte da Matilde gostar da sopa senão tinha sido um problema :)

Ingredientes
65g cebola
150g abóbora
150g curgete
50g alho francês
110g feijão verde
100g batata (3, de tamanho pequeno)
4 lombinhos de coelho
350 água
azeite q.b.



Cá em casa normalmente utilizo lombinhos de coelho, que se vendem já embalados nos hipermercados do costume.

Colocar os legumes e a água no copo, os lombinhos de coelho na Varoma e programar 25 min/ temp Varoma/ velocidade colher.
No final da cozedura desossam-se os lombinhos e adicionam-se aos legumes.

Para triturar a sopa, programa-se 1 min e 30 segundos/ vel 3, aumentando progressivamente para a velocidade 5 e 7.
Adicionar mais água até obtenção da consistência desejada e envolver.

Por fim, adicionar 1 c. de café de azeite a cada dose, ou no momento de servir, caso prefira.