quinta-feira, 27 de agosto de 2015

A primeira sopa 3 em 1!

Já há muito que ouvia falar nas sopas 3 em 1 que se faziam na Bimby. Desde então nunca perdi de vista um artigo que saiu numa revista Bimby há alguns anos atrás ("3 sopas num só passo... o melhor para as suas crianças).

A ideia destas sopas é fazer a sopa base no copo e ao mesmo tempo cozinhar carne e peixe na Varoma, embrulhado em papel de alumínio* para que os sabores não se misturem. No final trituramos a base, retiramos do copo e então coloca-se de cada vez a carne e peixe com um pouco de sopa, trituramos novamente e assim se conseguem 3 sopas (2 carnes diferentes e 1 peixe por exemplo).

Mas à boa maneira cá de casa, decidi improvisar e "complicar"! O resultado são 3 sopas diferentes, mas onde a base de legumes também é por si, diferente... Dá algum trabalho, mas daria mais se tivéssemos que fazer as 3 sopas em separado, e muito mais trabalho se não tivesse uma Bimby! Se eu já não vivia sem ela, agora dou ainda muito mais valor!!

Ingredientes:
240g curgete
120g cenoura
140g batata doce comum
70g cebola
10g coentros
300g água
azeite q.b

Varoma:
1 medalhão de pescada do cabo + 60g alho francês
2 lombinhos de coelho + 120g feijão verde
1 bife de frango +  150g brócolos

Colocam-se no copo os legumes lavados e descascados, cortados em pedaços pequenos e adiciona-se a água. (Prefiro cozinhar com pouca água e no final adicionar mais para obter a consistência preferida da Matilde).

Na Varoma colocamos os embrulhos conforme indiquei em cima, colocando o embrulho do frango no tabuleiro da Varoma e tendo o cuidado de deixar algum espaço no centro da Varoma, entre os embrulhos, para que o vapor circule melhor.

 Coelho e peixe na Varoma

Frango no tabuleiro


Programa-se 30 min / temp Varoma/ vel 1.

No final da cozedura retira-se a Varoma e tritura-se a sopa do copo: 1 min/ vel 3, 5, 7. Reserva-se.

Agora por partes, vou explicar o que fiz:
- retirei a sopa para um recipiente e pesei = 915g
- pesei a quantidade de cada carne e peixe para fazer a distribuição da base pelos mesmos
- separei da seguinte forma:

915g base de legumes:
350g para adicionar ao frango - 5 doses x 150g
300g para adicionar ao coelho - 3 doses x 180g

260g para adicionar ao peixe - 3 doses x 150g

Triturei novamente estas quantidades de base com a carne e peixe, por esta ordem, deixando o peixe para o fim para não dar sabor à sopa de carne e no final acrescentei mais água para obter uma consistência mais líquida.
Por fim dividi e adicionei 1 c. de café de azeite a cada dose.

O que obtive:
Frango - 5 doses x 150g
Coelho - 3 doses x 180g
Peixe - 3 doses x 150g



É importante fazer estas medições para que, tal como expliquei anteriormente neste post, as doses diárias recomendadas de proteína animal não sejam excedidas. Neste caso cada dose contém cerca de 30g de carne ou peixe.

Caso o seu bebé coma 2 sopas por dia, a quantidade de carne e peixe que se utiliza deve ser metade da indicada, para que cada dose contenha cerca de 15g de fonte de proteína animal.

* o uso de papel de alumínio gera algum controvérsia, mas pode ser substituído por papel vegetal ou sacos plásticos próprios para cozer a vapor. Mas a vantagem é poder isolar os sabores e conservar o suco das carnes dentro do embrulho. Para uma correta utilização, os alimentos devem estar em contacto com a parte mais brilhante.

Sem comentários:

Enviar um comentário